Preguiça de mulher

O prato que inicia a seção de comidas exóticas do Registro Gastronômico é uma receita muito simples que marcou minha infância e adolescência. Frequentemente, e geralmente nos jantares de sábado, eu costumava pedir à minha mãe que preparasse deliciosas preguiças de mulher.

Segundo ela, este prato assim se chama porque a massa é a mesma do macarrão, mas as mulheres ficavam com preguiça de terminar a receita (abrir a massa, cortar e secar os fios) e preferiam cozinhar a massa diretamente. De fato, trata-se de uma massa quase tão simples de fazer quanto às compradas já prontas, ideal mesmo para os dias mais preguiçosos.

Até onde eu sei este prato era relativamente comum nas casas dos imigrantes italianos que por aqui se estabeleceram. Hoje, a maioria das pessoas para as quais pergunto sobre essa comida nem sequer ouviram falar a respeito.

Preguiça

Ingredientes (massa):

  • 1 ovo
  • 1/2 copo de água (aproximadamente 80 ml)
  • 5 a 6 colheres de trigo
  • 1 pitada de sal

Ingredientes (finalização):

  • 1 pitada de sal
  • Cheiro verde (salsa e cebolinha) a gosto
  • Azeite a gosto

Preparo:

Ponha uma panela com água e um pouco de sal para ferver. Enquanto isso, misture o ovo, a água e o sal em uma tigela pequena. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até formar uma massa mole e lisa (um pouco mais mole que a massa do bolinho de chuva). O ponto da massa é meio difícil de acertar de primeira, mas isso não é exatamente um problema: caso a massa fique muito mole, ela apenas irá se espalhar um pouco mais na água.

Quando a água ferver, abaixe o fogo e, usando uma colher, pegue pequenas porções da massa e vá jogando na água. Inicialmente elas vão afundar, mas assim que começarem a cozinhar irão boiar até a superfície. Repita o procedimento até terminar a massa. Quando todas as preguiças estiverem boiando (use uma colher para soltar as que porventura grudarem no fundo), tampe a panela e cozinhe por um ou dois minutos. Após este período, escorra a água com o auxílio de um escorredor de macarrão e finalize a massa como desejar.

Para a finalização sugerida (e minha favorita), volte com as preguiças já escorridas para o fogo, adicione o cheiro verde picado, uma pitada de sal e regue com azeite. Misture tudo e sirva em seguida. Algumas pessoas preferem preparar um caldo de carne e servir as preguiças nesse caldo, como uma sopa. Também ficam muito saborosas se servidas com um bom molho à bolonhesa.

Anúncios

4 thoughts on “Preguiça de mulher

  1. EU tenho uma nova receita pra você, e se chama “Preguiça de homem”. Modo de preparo: Vá até o armário, colete um pacote de miojo, cozinhe por 5 minutos, pois 3 nunca funciona, depois acrescente o temperinho e pronto meu amigo…Salvei seu blog agora…rsrsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s