Dry Martini

Como o próprio nome sugere, o Dry Martini é um drink seco que pouco tem a ver com a famosa marca de vermute de mesmo nome. O único consenso que se tem no mundo da mixologia sobre ele é que trata-se do drink mais famoso já inventado, além de ser uma das receitas mais antigas de que se tem notícia.

Quanto ao seu preparo, nada descreveria melhor a polêmica que envolve este drink do que a seguinte frase do escritor Ernest Hemingway:

“Se algum dia você vier a se perder na selva africana, nada de desespero. Sente-se sobre uma pedra e comece a preparar um Dry Martini. Eu garanto: em menos de 5 minutos vai aparecer alguém dizendo que a dosagem de gim e vermute está errada.”

DryMartiniII

Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, existem ótimas referências aqui, aqui e aqui.

Ingredientes:

  • 1 parte de gin
  • 3 partes de vermute seco
  • 3 azeitonas verdes para decorar

Preparo:

Coloque alguns cubos de gelo num mixing glass. Junte o vermute e o gin e mexa apenas o suficiente para gelar as bebidas. Despeje apenas a bebida (use um strainer) em uma taça para cocktail gelada, adicione três azeitonas sem caroço espetadas em um palito e sirva.

Fora do mundo da mixologia profissional, é relativamente comum servir vermute doce como “Martini”, principalmente para quem gosta de bebidas mas adocicadas. Para isso, basta substituir o vermute seco pelo vermute doce e decorar com cerejas ao marasquino ao invés de azeitonas.

Para quem gosta de bebidas mais secas, entretanto, o melhor é usar o gelo apenas para resfriar o mixing glass e descartá-lo antes de colocar as bebidas. Assim, o drink irá gelar por causa da temperatura do copo, mas não terá adição de água.

Anúncios

One thought on “Dry Martini

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s