Iogurte natural

Resultado da fermentação do leite por bactérias “do bem”, o iogurte é consumido ao redor do mundo de diversas maneiras. Também não é difícil encontrar variações desse alimento, produzidas através do uso de diferentes tipos de bactérias. Uma das variações mais conhecidas, o kefir, é produzido como resultado da fermentação do leite por uma colônia com aproximadamente trinta e sete tipos de microorganismos.

Iogurte

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral
  • 100 ml de iogurte natural

Preparo:

Ferva o leite, coloque-o em um recipiente com tampa e deixe esfriar até atingir uma temperatura próxima aos 45º C. Para saber a temperatura certa do leite, use um termômetro culinário ou o método tradicional: mergulhe o dedo indicador (limpo, de preferência) no leite por cinco segundos. Se você não gritar nesse período, então o leite está na temperatura certa.

Após o leite atingir a temperatura ideal, misture o iogurte ao leite, tampe o recipiente e guarde-o em um local que ajude a manter sua temperatura. Pode ser em uma caixa de isopor, uma bolsa térmica ou simplesmente enrolado em uma toalha de mesa. O leite precisa fermentar por muitas horas para se tornar iogurte, então é melhor colocá-lo em um local onde não atrapalhe (dentro do forno é uma boa opção).

Após fermentar por oito horas, o iogurte está pronto! Pode ser armazenado na geladeira por uma semana e consumido puro ou pode ser adoçado, misturado com granola, batido com frutas, …

Algumas informações importantes:

  • Procure não fermentar o iogurte em recipientes de metal. Sua acidez pode fazer com que o material libere resíduos que irão se misturar ao iogurte e, consequentemente, serão ingeridos. Recipientes de vidro são os melhores;
  • Dependendo da temperatura ambiente, o iogurte irá fermentar mais rápido. Se estiver calor, deixe fermentar por seis horas e verifique se já está com textura de iogurte. Se não tiver, deixe fermentar mais um pouco;
  • O soro (líquido amarelado) faz parte do iogurte. Quando este fermenta mais que o necessário, é normal que o soro se separe. Isso não significa que o iogurte está estragado: basta mexer um pouco para que tudo volte ao normal;
  • Quanto mais tempo fermentando, mais ácido será o iogurte. Por isso, mesmo que não estrague, depois de uma semana na geladeira ele tende a se tornar muito ácido para ser consumido. Mas não precisa jogar fora por causa disso: ele ainda pode ser usado para fazer outras coisas. Mas, isso é assunto para outro post.
Anúncios