Biscoito frito

Comfort food é um nome bonito para o que felizmente ainda é comum aqui por essas bandas: comida de mãe, de avó, feita com simplicidade, para compartilhar e saborear sem pressa. Obviamente, o que é comfort food para uns não é para outros. Isso porque o conceito está mais ligado com o efeito psicológico que alguns alimentos causam nas pessoas do que com alguma característica nutricional ou ingrediente específico. Sabe aquela comida que te faz lembrar da sua infância? Ou aquele cheiro que te traz uma sensação de conforto e bem estar? Isso é comfort food!

Para mim, os biscoitos fritos preparados pela minha mãe são uma das mais vivas memórias gastronômicas da minha infância. Esses biscoitos tem a massa parecida com a dos bolinhos de chuva, mas depois de prontos ficam com uma textura e um sabor inconfundíveis. É um pouco trabalhoso fazê-los, é claro, mas o esforço vale a pena.

Biscoito frito

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo (ou manteiga)
  • 1/2 colher de sopa de fermento químico
  • 1 kg de farinha de trigo
  • Açúcar refinado para finalizar

Preparo:

Em uma tigela grande adicione o leite, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar e misture bem. Adicione metade do trigo e misture até formar uma massa lisa. Dissolva o fermento em um pouco de água para evitar que se formem caroços e misture bem à massa. Continue a adicionar o trigo, mas dessa vez aos poucos, até que seja possível moldar a massa sem que ela grude nas mãos. Caso fique difícil mexer a massa na tigela (e vai ficar), passe para uma superfície lisa e finalize a massa com as mãos, como no preparo de pães.

Com a massa pronta, corte pequenas porções de massa e enrole até obter um cordão fino. Corte-os no tamanho desejado e junte as pontas para formar os biscoitos. Frite em óleo quente e passe-os no açúcar refinado para finalizar.

Anúncios

8 thoughts on “Biscoito frito

  1. Deliciosos biscoitos, me remeteram à minha infância. Aprovadíssimo! Gostaria de divulgasse a receita do pão de cebola, que também é espetacular!

  2. Esses biscoitos, sao um exemplo perfeito de confort food. Me remetem a infancia, quando chegava da escola e o prato cheio ja estava a espera, para ser devorado. Deu agua na boca. Bjao, amigo.

    1. Olá, Cristal!
      Nunca tentei usar porque o fermento biológico tem uma ação um pouco mais demorada. Penso que para dar certo você precise deixar os biscoitos descansarem um pouco antes de fritar.

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s