Chili con carne

Com nachos, arroz, como recheio de tacos, enfim: existem diversos acompanhamentos possíveis para essa deliciosa mistura de carne com feijões. Para beber, uma cerveja bem gelada cai muito bem, já que o “chili” não está no nome do prato por acaso.

Chili con carne

Ingredientes:

  • 100 g de bacon picado
  • 500 g de contra filé picado
  • 400 g de feijão vermelho cozido e escorrido
  • 1 lata de tomate pelado
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 pimentão verde picado
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 colher de café rasa de açúcar
  • 1 colher de sopa de coentro picado
  • Salsa e cebola verde a gosto
  • Pimenta a gosto

Preparo:

Comece cozinhando os feijões com cuidado: eles devem estar macios, mas ainda inteiros, para não desaparecerem durante o preparo. Escorra os feijões mas não dispense o caldo pois ele pode ser útil no final do preparo.

Corte a carne em pedaços pequenos, mais ou menos do tamanho dos grãos de feijão (a carne moída pode ser usada, mas isso fará com que o chili pareça um molho à bolonhesa com feijões). Tempere a carne com sal, metade do alho amassado e uma pitada de pimenta do reino e reserve.

Em uma panela grande frite o bacon para que ele solte um pouco de gordura. Se isso não acontecer, adicione uma colher de óleo ou banha de porco. Ainda com o bacon na panela, doure o restante do alho e adicione logo em seguida a cebola e o pimentão picados. Deixe refogar até que a cebola esteja transparente. Por fim, adicione a carne aos poucos, cuidando para que os pedaços não fiquem grudados uns nos outros. Mantenha o fogo alto para que a carne frite, não cozinhe. Isso deve levar cerca de 10 minutos.

Depois que a carne estiver dourada adicione o tomate, o vinagre e o açúcar e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. O molho do tomate deve ser suficiente, mas caso comece a ficar muito seco, adicione um pouco do caldo do feijão. Para usar como recheio de tacos é melhor que o chili fique mais seco, como o da foto. Se for servir com nachos ou com arroz ele pode ser mais suculento.

Passados os 10 minutos é hora de acertar o sal e a pimenta. Se tiver alguma pimenta vermelha forte, in natura, pique o mais fino que puder e adicione ao conteúdo da panela. Se não tiver, um pouco de páprica picante deve dar conta do recado. Em alguns lugares também é possível encontrar chili em pó, que basicamente é uma mistura de cominho, orégano e páprica. Apenas tome o cuidado de colocar pimenta aos poucos, porque pimenta em excesso é um problema difícil de contornar.

Por último adicione o feijão, o coentro, a salsa e a cebola verde. Deixe cozinhar por mais alguns minutos, sem mexer muito para que o feijão não desmanche.

Anúncios

4 thoughts on “Chili con carne

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s