Baccalà mantecato

Embora frequentemente associemos o bacalhau à culinária portuguesa, não é só em Portugal que esse peixe é apreciado. O Baccalà Mantecato (bacalhau cremoso ou bacalhau amanteigado) é uma das diversas formas em que o típico peixe português é consumido na Itália. A vantagem dessa entrada é que você pode prepará-la com as partes mais finas do bacalhau, enquanto preserva a parte mais grossa para o prato principal.

Bacalhau amanteigado

Ingredientes:

  • 400 g de bacalhau dessalgado e desfiado
  • 300 ml de leite
  • 250 ml de azeite
  • 5 azeitonas pretas sem caroço picadas
  • 2 dentes de alho cortados ao meio
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 2 folhas de coentro picado
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Para essa receita, além de dessalgado, o bacalhau precisa estar bem reidratado. Então, evite os processos rápidos e que geralmente utilizam água quente e dessalgue da forma tradicional: deixe o bacalhau de molho por, no mínimo, 24 horas, trocando a água de três a quatro vezes durante o processo. Depois desse tempo, ferva o bacalhau por um ou dois minutos, apenas para que ele fique mais fácil de desfiar.

Com o bacalhau já desfiado, sem pele e sem ossos, é hora de começar o preparo. Em uma panela rasa ou uma frigideira junte o bacalhau, o alho e o leite e cozinhe até que todo o leite tenha evaporado, mexendo sempre para não grudar. Quando o bacalhau estiver seco novamente, retire do fogo e descarte os pedaços de alho.

Transfira o bacalhau para uma tigela média e adicione o azeite aos poucos, mexendo vigorosamente até que atinja a consistência de um patê. Quando acabar de adicionar o azeite, misture os demais ingredientes e corrija o sal, se necessário. Sirva frio, com torradas ou sobre lascas de polenta frita.

Anúncios

2 thoughts on “Baccalà mantecato

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s