Congee

Tradicional nos países asiáticos, o Congee é considerado o pai da Canja de Galinha portuguesa. Consiste basicamente em cozinhar o arroz com carne, peixe ou legumes até que o arroz se desmanche e forme um caldo. Acredita-se que, assim como a Canja, o Congee tenha o poder de revigorar e fortalecer as pessoas em períodos de convalescença.

Congee

Ingredientes:

  • 500 g de cortes de frango sem pele (coxas e sobrecoxas são boas opções)
  • 3 l de caldo de legumes
  • 1 xícara de chá de arroz cru
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Tempere o frango com sal e pimenta e reserve. Enquanto isso, prepare o caldo de legumes: se for caseiro, basta ferver o caldo já pronto. Se não tiver caldo caseiro, dissolva dois cubos de caldo de legumes nos três litros de água e deixe ferver.

Quando o caldo estiver fervendo, adicione o frango e o arroz. Assim que ferver novamente, abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente duas horas, até que o arroz tenha se desmanchado quase que por completo. À medida em que o arroz cozinha, é normal que o amido se deposite no fundo da panela. Então, é preciso mexer sempre para evitar problemas.

Quando o arroz tiver desmanchado retire o frango, desfie e incorpore novamente ao caldo, descartando os ossos. Nesse ponto é hora de acertar o sal e a pimenta e decidir a consistência desejada, adicionando mais água se necessário. Sirva acompanhado de torradas, queijo ralado e tempero verde, ou ainda de uma salada de tomate, queijo e manjericão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s