Molho barbecue de bacon

A principal dificuldade de fazer molho barbecue é conseguir o aroma característico de carne defumada. Na indústria alimentícia esse aroma é conseguido através de um ingrediente conhecido como composto de fumaça, aroma de fumaça ou fumaça líquida. Como esse ingrediente é muito difícil de encontrar, a ideia é substituí-lo por outro bem mais acessível: o bacon.

Barbecue

Ingredientes:

  • 300 g de bacon
  • 500 ml de água
  • 500 g de extrato de tomate
  • 1 colher de mostarda Dijon
  •  4 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 2 colheres de sopa de molho inglês
  • 1 cebola grande picada
  • 1/4 de pimentão verde picado
  • 3 dentes de alho amassado
  • Sal, pimenta do reino e demais condimentos a gosto

Preparo:

O preparo começa pela escolha do bacon: se possível, escolha a parte da borda da peça. Essa parte terá um aroma mais forte, pois ficou exposta diretamente à fumaça durante a defumação. Além disso, procure comprar um pedaço bem magro para que o molho não fique gorduroso.

Retire a pele do bacon e descarte. Retire a gordura do bacon e leve ao fogo para que ela derreta. Quando tiver aproximadamente uma colher de sopa de gordura derretida, descarte os pedaços sólidos. Doure nessa gordura o alho, a cebola e o pimentão. Caso o bacon seja muito magro e não for possível extrair a gordura, use óleo vegetal ou azeite.

Depois que a cebola estiver dourada, adicione o restante do bacon cortado em cubos e a água e deixe cozinhar por aproximadamente dez minutos. Depois de cozido, enquanto ainda estiver quente, bata todo o conteúdo da panela no liquidificador por aproximadamente um minuto e coe utilizando uma peneira, descartando a parte sólida.

Leve o líquido obtido na etapa anterior ao fogo em uma panela funda e acrescente os demais ingredientes: extrato de tomate, mostarda, açúcar, vinagre e molho inglês. Deixe reduzir até atingir a consistência desejada, o que pode levar de quinze a trinta minutos.

Corrija o sal e adicione outros temperos somente quando o molho atingir a consistência desejada. Antes disso o excesso de água pode confundir seu paladar. Depois de pronto pode ser armazenado na geladeira por até quinze dias.

 

Anúncios

2 thoughts on “Molho barbecue de bacon

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s