Quibe de tilápia

Durante os jogos da copa o Registro gastronômico irá trazer uma série especial de salgadinhos e petiscos, ideais para juntar os amigos e torcer pela nossa seleção. E, para começar, uma receita que não é brasileira mas que é campeã em popularidade por aqui: o quibe.

Nessa receita a carne moída é substituída por tilápia e o processo de preparação é um pouco diferente do tradicional, o que confere uma textura especial e um sabor ímpar ao prato.

Quibe de tilápia

Ingredientes:

  • 400 g de filé de tilápia
  • 600 ml de caldo de peixe ou de legumes
  • 250 g de triguilho seco
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de suco de limão
  •  Salsa, coentro, sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Leve o caldo de peixe ao fogo e, assim que ferver, adicione o filé de tilápia e algumas folhas de coentro inteiras e cozinhe por cinco minutos. Retire o filé de tilápia e descarte as folhas de coentro. Em uma tigela grande junte o triguilho com o caldo ainda quente e deixe descansar por meia hora. Esse tempo deve ser o suficiente para hidratar o triguilho, que deve absorver todo o caldo. Caso isso não aconteça, esprema o triguilho com as mãos ou utilizando um pano de prato limpo e seco para eliminar o excesso de água.

Passe o triguilho e os filés de tilápia por um moedor de carne. Ao invés do moedor também pode ser usado um processador de alimentos. Entretanto, deve-se ter cuidado para não bater demais os ingredientes e transformá-los em uma pasta.

Após moer os ingredientes junte o azeite, o suco do limão, o tempero verde, a pimenta e o sal e amasse com a mão por, no mínimo, cinco minutos. Caso a massa tenha ficado muito seca, acrescente água aos poucos até conseguir uma massa firme, porém com liga suficiente para moldar os quibes.

Molde os quibes no formato que preferir e frite em óleo vegetal bem quente. Sirva com fatias de limão e uma cerveja bem gelada para acompanhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s