Geleia de pimentão e especiarias

As geleias, embora normalmente consumidas como doces, podem servir de acompanhamento para alguns pratos salgados. Essa geleia de pimentão foi idealizada para ser consumida como acompanhamento para carnes, mas nada impede que ela seja consumida de outras maneiras.

As quantidades dos ingredientes são apenas um guia, podendo variar de acordo com o prato com o qual a geleia será servida. Por exemplo, se for servida como acompanhamento de carnes mais adocicadas, como cordeiro ou porco, é melhor que ela seja um pouco mais ácida para balancear os sabores. Outra recomendação é que se use pimentões coloridos (amarelo ou vermelho) para fazer a geleia, pois são mais adocicados e têm sabor menos marcante que o pimentão verde.

Geléia de pimentão

Ingredientes:

  • 500 g de pimentão (sem sementes e partes brancas)
  • 250 g de açúcar
  • 1 maçã
  • Suco de um limão
  • 5 cravos da índia
  • 2 cm de gengibre sem casca cortado em fatias
  • 1 pedaço de canela em casca
  • Algumas gotas de molho de pimenta (opcional)

Preparo:

As geleias em geral precisam ter cinco ingredientes principais para funcionarem: açúcar, polpa de fruta, ácido, pectina  e água. Cada um desses ingredientes tem um papel específico para a formação da textura e da aparência da geleia (clique aqui para obter mais informações). Nesse caso específico esses ingredientes serão extraídos do pimentão (polpa de fruta e água), do limão (ácido), da maçã (pectina) e do açúcar. Os demais ingredientes irão apenas contribuir para enriquecer seu aroma e sabor.

O primeiro passo no preparo dessa geleia é retirar as sementes da maçã e dos pimentões e batê-los no liquidificador até obter um suco espesso. Tente fazer esse processo sem adicionar água, pois isso irá fazer com que a geleia demore mais para atingir o ponto necessário. Despeje o suco dos pimentões e da maçã em uma panela funda e leve ao fogo junto com o açúcar e o suco do limão. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por quinze minutos, mexendo sempre. No início do cozimento uma espuma se formará na superfície da geleia. Retire o máximo possível dessa espuma com uma escumadeira.

Passados cerca de quinze minutos, adicione os demais ingredientes: gengibre, cravo e canela e deixe cozinhar junto com a geleia por, no mínimo, cinco minutos. Quanto mais tempo esses ingredientes permanecerem na geleia, mais aroma e sabor irão liberar. Então, prove a geleia de tempos em tempos e, quando atingir o sabor desejado, retire as especiarias. Ao final do cozimento, adicione algumas gotas de molho de pimenta caso queira dar um toque picante.

A geleia deve ficar pronta em aproximadamente trinta minutos. Uma maneira fácil de saber que está no ponto é observar quando ela começa a desgrudar do fundo da panela. Se acondicionada em potes bem fechados e sob refrigeração, pode ser armazenada por até trinta dias.

Anúncios

One thought on “Geleia de pimentão e especiarias

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s