Lombo de porco recheado

Amada por uns, odiada por outros, a carne de porco é sempre motivo de controvérsia. Antigamente o medo de consumí-la era até justificável, mas hoje em dia, com técnicas modernas de processamento e acondicionamento, seu consumo pode ser considerado seguro. Quanto ao gosto pessoal, os defensores irão sempre proclamá-la com a melhor carne que existe, enquanto os que não gostam irão encontrar inúmeros motivos para justificar sua escolha.

Boa ou ruim, o fato é que a carne de porco é muito versátil e aceita vários tipos de preparo. Como esse lombo recheado, por exemplo.

Lobbo recheado

Ingredientes:

  • 1 lombo de porco (1,200 kg ou mais)
  • Suco de duas laranjas bahia
  • Suco de um limão siciliano
  • 2 dentes de alho amassados
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio:

  • 400g de linguiça calabresa defumada picada
  • 2 cebolas roxas picadas
  • 1/2 pimentão verde picado
  • 1 cenoura grande ralada
  • 3 dentes de alho amassados
  • 350g de farinha (aproximadamente)
  • Salsa e cebolinha a gosto

Preparo:

Comece preparando a carne porque ela precisa ficar um tempo no tempero: abra o lombo com uma faca bem afiada até transformá-lo em uma manta. Espalhe sobre os dois lados da carne o alho amassado, o sal e a pimenta do reino. Coloque a carne em um saco plástico e, junto com ela, acrescente o suco das laranjas e do limão. Retire todo o ar para que a carne fique sempre em contato com o tempero, amarre e leve para a geladeira por, no mínimo, duas horas.

Enquanto a carne absorve o tempero, prepare o recheio. A quantidade de ingredientes é suficiente para rechear o lombo e ainda servir a farofa como acompanhamento. Então, se quiser apenas rechear, reduza os ingredientes pela metade.

Leve a linguiça ao fogo baixo, deixando que ela frite e libere um pouco da própria gordura. Caso ela não libere gordura, acrescente duas colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal. Ainda com a linguiça no fogo, acrescente o alho amassado, o pimentão e a cebola e deixe fritar por mais alguns minutos. Quando a cebola estiver transparente, junte a cenoura ralada e deixe que ela cozinhe por aproximadamente cinco minutos, mexendo sempre.

Quando a cenoura estiver macia, adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre, até formar uma farofa úmida. Mantenha no fogo por mais alguns minutos, mexendo sempre para a farinha não queimar. Retire do fogo, misture o tempero verde e reserve.

Retire o lombo da geladeira, reservando o caldo da marinada, e abra-o sobre uma tábua. Espalhe sobre ele a farofa, deixando de dois a três centímetros de borda para o recheio não vazar ao enrolar. Caso a farofa esteja muito seca, misture um pouco do caldo da marinada ou um pouco de água para que ela fique úmida, mas lembre-se que ela irá absorver umidade da carne enquanto estiver assando, então não exagere.

Após espalhar o recheio, enrole o lombo como um rocambole e amarre-o bem firme com barbante culinário. Retire os excessos de recheio que possam ter vazado ao enrolar e leve ao forno preaquecido a 250º por trinta minutos, coberto com papel alumínio. Após esse período, retire o papel alumínio e deixe assar por mais vinte minutos ou até dourar.

Para conseguir uma cor mais bonita, faça uma mistura de duas partes de azeite para uma do caldo que sobrou da marinada e pincele o lombo a cada cinco minutos na fase final do preparo (depois que o papel alumínio foi removido).

Anúncios

3 thoughts on “Lombo de porco recheado

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s