Geleia de frutas vermelhas

Fazer geleias é uma ótima oportunidade para usar a criatividade na cozinha. Desde que ela conte com os ingredientes básicos (que podem ser vistos aqui), as variações são quase infinitas. Essa, especificamente, mantém alguns pedaços de fruta inteiros em uma calda um pouco mais rala, o que a torna uma boa opção para ser usada em recheios de bolos e tortas, além de poder ser consumida da forma tradicional.

Geleia de frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 600 g de ameixa
  • 300 g de morangos maduros picados em pedaços grandes
  • 200 g de amoras
  • 1/2 xícara de água
  • 2 xícara de açúcar demerara (pode ser a cristal também)
  • Suco de um limão
  • 150 ml de vinho do porto
  • 1 pedaço de canela em casca

Preparo:

O preparo de uma geleia tradicional consiste basicamente em cozinhar os ingredientes com o açúcar até atingir o ponto desejado. Mas, para essa geleia, o processo é um pouco diferente porque a intenção é conservar alguns pedaços de fruta inteiros (morango e ameixa) e também retirar as sementes da amora.

Comece batendo as amoras com a água e coando em uma peneira fina para que as sementes possam ser descartadas. Corte as ameixas ao meio, retire a semente e pique em pedaços médios. Em uma panela funda leve ao fogo baixo as ameixas, o suco da amora, o limão, o vinho do porto e a canela e deixe ferver. Quando a casca da ameixa começar a rachar, adicione o açúcar.

Nesse ponto será preciso decidir sobre a consistência da geleia: caso queira uma geleia mais espessa, no ponto tradicional, acrescente também os morangos junto com o açúcar. Caso queira manter alguns pedaços de morango inteiros, estes devem ser adicionados apenas no final do cozimento (cerca de cinco minutos antes de tirar do fogo). Como consequência, a geleia ficará um pouquinho mais líquida, como a da foto.

Depois que o açúcar derreter completamente, prove um pouco da geleia para verificar se ela está doce o suficiente. Como as frutas usadas são bastante ácidas, pode ser necessário adoçar um pouco mais, de acordo com o resultado pretendido. Ajustada a quantidade de açúcar, deixe cozinhar até o ponto desejado, o que deve demorar de quinze a vinte minutos. Retire a canela e guarde a geleia em vidros esterilizados e bem fechados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s