Quibe assado recheado com requeijão, bacon e alho-poró

Quibe sempre foi uma das minhas comidas favoritas. Já tivemos uma receita postada aqui, mas o que é bom vale a pena repetir.

Essa receita é fruto de diversas tentativas de combinar duas paixões: quibe e bacon. Depois de vários testes, alguns bons, outros nem tanto, aqui está o resultado final. Quem prefere o quibe frito pode usar a mesma receita da massa (e talvez até do recheio).

Quibe assado

Ingredientes (massa):

  • 500 g de triguilho
  • 500 g de carne moída
  • 3 colheres de azeite
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 l de caldo de carne ou de legumes
  • 6 folhas de hortelã-pimenta
  • Sal, pimenta síria e tempero verde a gosto

Ingredientes (recheio):

  • 300 g de bacon cortado em cubos pequenos
  • 400 g de requeijão
  • 1 alho-poró picado

Preparo:

O primeiro passo é hidratar o triguilho: aqueça o caldo de carne até quase ferver. Coloque o triguilho em uma vasilha grande e, quando o caldo estiver quente, despeje-o sobre o triguilho, tampe e deixe descansar por trinta minutos. Após esse período o triguilho deverá estar hidratado na medida certa: macio e úmido, porém não encharcado. Mas, se por algum motivo ele ficar muito úmido, esprema o triguilho com as mãos e descarte o excesso de caldo.

Junte ao triguilho os demais ingredientes: a carne moída crua, o azeite, o suco do limão, as folhas de hortelã-pimenta picadas, sal, pimenta síria e demais temperos. Trabalhe a massa com as mãos até que ela esteja homogênea e todos os ingredientes tenham se misturado. Se a massa estiver seca, parecendo mais com uma farofa do que com uma massa, adicione água aos poucos até chegar ao ponto desejado.

Com a massa pronta, é hora de preparar o recheio: frite o bacon apenas para que ele libere um pouco de gordura e de sabor. Se liberar gordura demais, descarte-a e volte com o bacon para a panela. Junte o alho-poró picado e, em seguida, o requeijão, mexendo até que o requeijão fique mais líquido (isso irá ajudar a distribuir o recheio).

Forre o fundo e as bordas de um refratário grande com metade da massa. Adicione o recheio e cubra-o com o restante da massa, tendo o cuidado de fechar todas as bordas para que o recheio não vaze enquanto estiver assando. Regue com bastante azeite e leve ao forno médio (200º) por aproximadamente trinta minutos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s