De vez em quando gosto de reproduzir na íntegra algumas receitas de sites ou canais do YouTube que tenho como referência e esse bolo é uma dessas receitas. O Banquete nasceu como um projeto do site Gastronomismo (que já citei aqui) que com o tempo se tornou um site independente, que apresenta a gastronomia de uma forma muito simples, com ingredientes e técnicas que qualquer pessoa pode fazer em casa sem muitas dificuldades.
Esse bolo tem um sabor bem forte de canela e noz-moscada, que talvez não seja muito bom para um café da manhã, por exemplo, mas é ótimo para um lanche da tarde ou para aquele “assalto à geladeira” no meio do dia. Você pode conferir a receita original e o vídeo aqui.
Ingredientes:
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 1/2 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de noz-moscada
- 200 g de manteiga
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de açúcar cristal + 2 colheres para polvilhar sobre o bolo
- 3 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 maçã para decorar
- Suco de uma maçã
Para o caramelo:
- 1 xícara de açúcar cristal
- 1 xícara de creme de leite fresco ou nata
- Sal
Preparo:
Peneire os ingredientes secos (trigo, fermento, canela e noz-moscada) e reserve. Em uma tigela, bata a manteiga em temperatura ambiente junto com o açúcar mascavo e o açúcar cristal até misturar bem os ingredientes. Depois desse ponto, acrescente os ovos um a um sempre misturando bem. Quando os ovos estiverem bem misturados, adicione a essência de baunilha e o suco de maçã (uma xícara apenas) e misture bem.
Adicione a mistura de secos aos poucos, incorporando bem à massa. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada, com o fundo forrado com papel manteiga. Corte a maçã em fatias finas e disponha sobre a massa próxima da borda da forma. Polvilhe duas colheres de açúcar cristal sobre a massa e leve ao forno preaquecido a 180º por 50 a 60 minutos.
Enquanto o bolo assa faça o caramelo: leve o açúcar ao fogo baixo, mexendo delicadamente para derreter o açúcar por completo. É preciso estar atento à cor da calda: quanto mais escura, mais gosto de queimado ela terá. Quando o açúcar estiver completamente derretido, apague o fogo e adicione o creme de leite fresco (ou nata) e mexa bem, com cuidado porque a calda estará muito quente e poderá espirrar por causa do creme de leite. Se a calda encaroçar ou ficar muito rala, leve ao fogo baixo novamente por alguns minutos, mexendo sempre.
Quando a calda estiver pronta, tempere com o sal (ou não) e deixe esfriar para que ela fique um pouco mais espessa e não escorra muito rápido do bolo. Quando o bolo estiver pronto, basta desenformar e colocar sobre ele o caramelo.