Sal de bacon

Às vezes não é preciso fazer muito para melhorar o sabor dos alimentos. Temperar o sal é um exemplo de uma prática simples que pode dar um toque especial nas refeições. Existem várias técnicas e ingredientes que podem ser usados para saborizar o sal, mas o sal de bacon é uma das mais simples que conheço.

Além de ser mais prático usar o sal já temperado do que adicionar diferentes temperos todas as vezes que for preparar um prato, o sal temperado costuma durar um bom tempo sem estragar, então dá pra fazer uma vez e usar bastante antes de ter que repetir o processo.

sal-de-bacon

Ingredientes:

  • 100 g de sal (fino ou grosso)
  • 4 a 6 fatias de bacon
  • Outros temperos secos à gosto (páprica, pimenta, …)

Preparo:

A parte mais importante desse sal é selecionar e preparar o bacon: a gordura tende a ficar rançosa com o passar do tempo, então quanto mais magro estiver o bacon, melhor. A quantidade de bacon também é importante: procure não usar mais do que 6 fatias para cada 100 g de sal. 

Quanto ao tipo de sal, isso depende do uso: para substituir o sal normal, prefiro usar sal fino. Já para temperar carnes, o sal grosso fica com uma textura melhor. O preparo é o mesmo para qualquer tipo escolhido, porém o sal fino costuma “embolar” um pouco na hora de triturar. Nada que umas boas chacoalhadas no processador de alimentos não resolvam.

Comece o preparo fritando o bacon na própria gordura até ficar bem crocante e dourado. Se quiser retirar ainda mais gordura, coloque o bacon ainda quente sobre algumas folhas de papel toalha e leve ao forno preaquecido por mais alguns minutos, com cuidado para não queimar.

Depois que o bacon estiver frio, quebre-o em pedaços menores e bata junto com o sal e os demais temperos em um processador de alimentos. Aqui usei um pouco de páprica defumada para colorir e algumas pimentas do reino para dar mais sabor, mas isso vai à gosto.

Advertisements

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s