Brioche

Como todo bom clássico, o brioche é cheio de controvérsias, desde a origem do seu nome até a forma correta de servir. Resumindo a história, trata-se de um pão doce, de origem francesa, rico em ovos e manteiga.

Embora possa ser usado como base para algumas sobremesas, recheado, enriquecido com outros ingredientes e coberturas, se popularizou no Brasil em sua forma básica, servido no café ou lanche assim como os pães tradicionais.

brioche

Ingredientes:

  • 600 g de trigo
  • 200 ml de leite
  • 60 g de leite em pó (opcional)
  • 200 g de manteiga com sal
  • 60 g de açúcar
  • 3 ovos + 3 gemas + 1 ovo para pincelar
  • 20 g de fermento biológico seco

Preparo:

Bata os ovos, o leite, o açúcar e o fermento com um fouet até que o fermento esteja dissolvido. Incorpore a farinha (e o leite em pó, se quiser que fique com mais sabor de leite) aos poucos até formar uma massa homogênea. 

Depois que os ingredientes estiverem bem misturados, adicione a manteiga cortada em cubos e mexa com a mão até que a manteiga se dissolva por completo e se incorpore à massa. Nesse ponto a massa ficará pegajosa, mas não é necessário adicionar mais trigo.

Quando não houver mais nenhum pedaço de manteiga sem se misturar à massa, cubra o refratário com um plástico filme e deixe a massa descansar por trinta minutos. Após esse período, leve a massa ainda coberta para a geladeira e deixe descansar de um dia para o outro.

Com a massa já fermentada, é hora de moldar os brioches: a massa pode ser dividida em partes iguais e moldada como pãezinhos, assada inteira, em formas de cupcake, etc. Só é preciso ser rápido e não trabalhar muito a massa para que a manteiga não derreta e a massa volte a ficar grudenta.

Depois de moldar os brioches e colocá-los em formas untadas e enfarinhadas, cubra-os com um pano úmido e deixe crescer por aproximadamente uma hora. Antes de assar, pincele a massa com um ovo batido. Leve ao forno preaquecido a 200º até que fiquem dourados.

Advertisements

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s